08 agosto 2011

Behind the Scenes: Esmaltação Americana





Recentemente uma amiga me perguntou por que eu deixava uma "moldura" entre o esmalte e os cantos das unhas. Sei que não é nem um pouco comum fazer isso no Brasil, então deixa eu explicar essa esmaltação um pouco esquisita!


Já causei um reboliço explicando que as Americanas e Européias não tiram cutícula nesse post aqui, e muitas de vocês deram suspiros de alívio! Agente realmente não precisa tirar as pelinhas para ter unhas bonitas! Agora lá vou eu de novo mostrar outra esquisitice das Americanas e Européias: a esmaltação. E por incrível que pareça, as duas coisas, cutículas e esmaltação, estão conectadas!






A prática de não tirar as cutículas requer uma super hidratação constante, como já expliquei antes, pra não ficar aquelas pelinhas secas e horrorosas. Então o que é que as cutículas têm a ver com as esmaltação que deixa moldura? (vou usar o termo "moldura" pq caiu certinho né?).


Quando vamos à manicure no Brasil, podemos esperar, com certeza, aquela melecona ao redor das nossas unhas quando a manicure está esmaltando, certo? Aí depois ela vai com o pauzinho e algodão, e esfrega, esfrega, esfrega... até sair aquela melequeira (que já secou) toda.


Bom, aqui nos Estados Unidos é o oposto total. O objetivo da manicure (americana) é fazer o minímo de meleca possível, e elas conseguem! Elas esmaltam nossas unhas e não fazem quase nenhum borrado! Incredible.


Acredito que existem dois motivos principais por trás dessa façanha:


Primeiro, é uma questão de estética e profissionalismo. Confesso que é bem mais emocionante ver alguém pintando minhas unhas sem borrar... você fica mesmerizada, olhando o processo, que é mais clean. É uma arte gente!


Segundo, é uma questão de poupar suas cutículas. Esmalte resseca a pele das cutículas, simples assim. A coitada da manicure acabou de passar minutos hidratando as cutículas da dita cuja, empurrando as pelinhas, passando creminho, e dando massagem, pra depois ir e meter esmalte na obra prima dela??? I don't think so. A esmaltação então é bem cuidadosa, e se restringe aos confins da unha, e não ao dedo inteiro! ha ha.


Terceiro, economiza esmalte né gente???


Aí entra outra questão: existem variações no tamanho da "moldura" que é deixada entre a unha e as cutículas. A maioria das profissionais conseguem chegar bem pertinho do cantinho da unha, e a "moldura" é quase imperceptível.


Mas e quem esmalta em casa? A "moldura" provavelmente vai ser maior né? Com MUITA prática, e uma mão bem firme, dá pra chegar ao nível das manicures profissionais. 


Olhem só as unhas maravilhosas dessas duas blogueiras. Uma delas deixa a moldura muito discreta, e a outra deixa mais grossa. Ambas têm a aparência profissional, mas são feitas em casa mesmo:


imagens: www.all-you-desire.com e www.scrangie.com


Mas enquanto isso, no lustre do castelo, existe outra prática esquisita que as mulheres Americanas que esmaltam em casa adotaram: a de limpar os cantinhos da unha com um pincel, e não com palitinho. 


Vocês devem (de novo) estar pensando que eu tô muito doida. Mas deixa eu contar pra vocês que o tal do pincelzinho funciona muito bem, se for o pincel correto. 


O pincel tem que ter as cerdas firmes e curtas. O melhor pincel (na minha opinião) é o chanfrado para maquiagem. 


imagens: http://beautymakeupdivas.com e www.lacquerized.com
O processo é simples, mas resolvi fazer um vídeo pra mostrar pra vocês bem direitinho. Espero que gostem!








Por ser um processo rápido, e não ter nada de "esfrega-esfrega" nos cantinhos das unhas, as cutículas vão permanecer hidratadas, mesmo usando acetona. Você só precisa aplicar um gel ou creme para as cutículas no final do processo todo.


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 


Bom, mostrei para vocês essa outra prática bem diferente, que eu adotei por ser mais rápida, poupar minhas cutículas, e não estragar esmalte! 


Estou conseguindo chegar bem pertinho do canto da unha sem borrar demais, mas às vezes disastres acontecem, claro. 
Outras vezes vocês irão ver uma "moldura" bem enorme... relevem! Eu faço isso quando estou passando esmalte só pra tirar foto pra mostrar pra vocês aqui (geralmente testo uns 6-10 de uma vez só, aí o processo tem que ser the flash!).


E aí o que vocês acharam dessa prática? Já tinham ouvido falar?


Beijinhos,


e boa esmaltação!









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...