04 setembro 2011

Vivendo e aprendendo




Olá meninas!


Andei passeando por alguns sites e blogs e achei um material muito legal, produzido por três dermatologistas - Karen Lutfi, Renata Moino e Daniele Murga - onde é possível entender melhor algumas colocações, que inclusive são defendidas e realizadas aqui no blog, e ainda podemos aprender um pouquinho mais! Então vamos lá! 



1 - Esmalte escuro fortalece a unha?  
Normalmente os esmaltes escuros e claros tem a mesmo composição e ainda que aluns deles sejam enriquecidos com vitaminas, elas não alcançam a matriz de crescimento. Portanto, não é verdade!





2 - As unhas devem ficar sem esmalte para "respirarem"?
A grande maioria dos esmaltes tem substâncias que afetam as unhas de uma forma não muito legal. O processo de retiragem do esmalte, com a fricção e a acetona, também acabam danificando as primeiras camadas da unha. Portanto, sim é necessário!
Dicas das doutoras:
Renata Moino - Tire o esmalte um dia antes da próxima esmaltação e use azeite nelas para hidratar
Karen Lutfi - Ficar pelo menos uma semana por mês sem esmaltes, alicates e pauzinhos fará um bem super bem para a 
unha, ela ficará mais forte  e a vitalidade será perceptível.



3 - É legal passar base antes do esmalte?
A base prepara e hidrata a unha para receber o esmalte. Além de evitarem o amarelamento proveniente de esmaltes mais escuros, especialmente os vermelhos. Portanto, sim é importante!





4 - A acetona danifica a unha?
Ela é extremamente prejudicial! O correto é optar por removedores sem acetona, pois ela é uma substância muito agressiva, que além de deixar a superfície esbranquiçada, enfraquece as unhas. Portanto, sim ela danifica!
Dicas da doutora:
Renata Moino - Os óleos removedores são os ideais. Além de retirarem o esmalte, eles hidratam.

5 - Tirar as cutículas é ruim?
As cutículas tem a função de proteger as unhas contra inflamações, fungos e bactérias. Quando se remove toda ela, acaba deixando as unhas vulneráveis e pode causar o espaçamento entre elas e a pele. Portanto, sim é ruim!
Dica da doutora:
Daniele Murga - O melhor é afastar as cutículas e hidratar bem, com emoliantes à base de uréia.

6 - Ao retirar a cutícula, ela vai diminuindo com o tempo?
A cutícula é importante na proteção das unhas e dedos. O organismo entende que a presença dela é indispensável, por isso quanto mais se tira, mais ele produz. O que significa que tirar a cutícula, não é a melhor solução para quem quer ficar sem ela! Portanto, não diminui!


7 - As unhas das mãos crescem mais que as dos pés?
As mãos são "mais livres" que os pés. Afinal, elas não vivem com sapatos apertados, meias sufocantes e não sofrem muito com batidas e pisões. Portanto, sim as unhas das mãos crescem mais!


8 - Lixar a superfície das unhas, faz com que elas fiquem mais grossas?
Apesar de muita gente pensar que ao lixar a superfície da unha a pessoa está induzindo a renovação celular, a verdade é que essa atitude contribui para o enfraquecimento e prejudica a proteção natural. Portanto, não ficam mais grossas!




9 - O formato da unha influencia no encravamento e na quebra das unhas?
As unhas quadradas nos pés evitam que os cantos cresçam para dentro, o que diminui a probabilidade de encravamento. Já o formato ovalado, ajuda as unhas que normalmente são fracas e quebradiças a lascarem. Portanto, sim influencia!
Dica da blogueira (euzinha):
Karen Farias - Para quem tem unhas fracas, mas não gosta do formato totalmente ovalado, pode lixar a unha quadradinha e depois desgastar só os cantinhos. Fica legal e evita a quebra!


Bem, é isso meninas! Espero que tenham gostado! E quando surgirem dúvidas enviem, que procuraremos as respostas!

Beijos a todas e obrigada por lerem! 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...