24 fevereiro 2012

Glass Effect ou Glass Fleck??


Desde que a Big Universo começou a lançar esmaltes com o acabamento "glass effect" que eu estou com uma pulga atrás da orelha. A marca escolheu manter o nome do acabamento em inglês, mas não manteve igual ao que se usa no exterior, que é "glass fleck" ou "glass flecked".


Será uma diferença de acabamento, de nome, ou uma falta de noção?


Pra tirar as dúvidas quanto ao acabamento resolvi comparar o único "glass effect" da BU que eu tenho, o Santorini, com o Ivanka da Zoya. A Zoya é mestra em acabamento glass fleck, então vamos ver qual o problema aqui.







Olhando para os vidrinhos, já dá pra ver que as partículas que compõem os esmaltes são bem semelhantes, apesar de serem de cores diferentes:

Passei os dois nas unhas pra poder comparar melhor o efeito final. Aqui está o acabamento de cada esmalte, sem top coat, nas unhas:

Santorini - Ivanka

Nos dois swatches dá pra ver que as partículas são de tamanhos irregulares, que refletem bastante luz, e que têm uma leve variação de cor, como um efeito duochrome.
A única diferença é que as partículas do Ivanka são um pouco maiores, e mais juntinhas que no Santorini.

Bom, pelas fotos dá pra confirmar que o acabamento nos dois esmaltes é o "Glass Fleck". Então que raios é "Glass Effect"?

O que é o acabamento Glass Fleck?

Na tradução literal já dá pra entender a idéia do acabamento: Glass é vidro em inglês. Fleck é usado para se referir a um "pedacinho" de uma coisa bem pequena, tipo poeira ou espuma. Qualquer manchinha , ou floquinho bem pequeno pode ser descrito como um "fleck". Geralmente se usa a palavra no plural: "Flecks". 

O acabamento Glass Fleck nada mais é do que minúsculas partículas de vidro suspendidas em uma base, que geralmente é jelly. O efeito final é bem brilhoso, muito parecido com glitter. As duas grandes diferenças dos esmaltes glass fleck para os glitters, é que os glass fleck secam lisinhos e com o acabamento brilhoso, e a remoção do esmalte é fácil.

Alguns exemplos de esmaltes com esse tipo de acabamento são: Ivanka da Zoya, Charla da Zoya, 108 Degrees da China Glaze, todos os esmaltes da coleção Summer Days da China Glaze, Bad Fairy da MAC, e a lista continua.
No Brasil, que eu saiba, a única marca a lançar esmaltes com esse tipo de acabamento foi a Big Universo. Ele já lançaram o Santorini (que depois foi relançado com o nome de Aurum) Sartorum, Mino, Miskos, entre outros.

Lendo os releases da marca, eu notei uma inconsistência no uso do nome do acabamento. Às vezes usam o correto "glass fleck" e outras vezes usam o tal do "glass effect". Resultado disso, algumas blogueiras que estão fazendo resenhas dos esmaltes estão chamando o acabamento de "glass effect", e o nome está colando.

É bem óbvio que estão se referindo ao mesmo tipo de acabamento. Não sei quem foi que inventou o "glass effect", mas agora o estrago está feito, e muita gente está usando o termo, que está bem errado e pra mim não faz sentido nenhum.

Agora que dasabafei, vamos terminar com algo feliz e que todas amamos! Swatches!!! Vou mostrar o Ivanka da Zoya e um re-swatch do Santorini (que já mostrei aqui). Amo o acabamento glass fleck, apesar de não ter muitos na minha coleção ainda, e acho que devemos fazer jus ao nome.

Ivanka - 2 camadas sem top coat

Ivanka - detalhe da textura do acabamento glass fleck

Santorini - 2 camadas sem top coat

Obrigada por me acompanhar no desabafo e por ler! E por favor, vamos chamar os esmaltes pelo nome correto ok?
O que vocês acharam? O Santorini é tão lindo quanto o Ivanka? Eu prefiro o Ivanka, mas por que ele é verde!!! 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...